LIVRARIA

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Receita Federal e Fazenda Nacional monitorarão bens de empresas a partir de 2017.

A Receita Federal do Brasil e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional terão Grupos de Atuação Especial no Combate à Fraude e à Cobrança Administrativa e a Execuções Fiscais – GAEFIS, a partir do próximo ano.

Os novos grupos de atuação especial visam evitar o esvaziamento e dilapidação do patrimônio de sociedades a partir do recebimento de autuações até o ajuizamento de ações judiciais. Isso porque a PGFN verificou que, durante o processo administrativo, grande parte dos contribuintes reduz o patrimônio e, consequentemente, a capacidade de pagamento dos débitos fiscais.

Deste modo, o GAEFIS atuará de maneira preventiva, adotando medidas judiciais, como a medida cautelar de bloqueio, por exemplo. E, para tanto, a Procuradoria realizará cruzamento de dados com a Receita Federal.

A partir dessa iniciativa, auditores e procuradores trabalharão juntos desde a formação do auto de infração até o fim da Execução Fiscal, de forma a otimizar o recebimento dos débitos fiscais e tributários devidos à União.

Nenhum comentário: