LIVRARIA

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ponto eletrônico para micro e pequenas empresas

As pequenas e micro empresas com mais de 10 empregados, a partir do dia 03 de setembro de 2012, ficam obrigadas a ter um registrador de ponto eletrônico para controlar a entrada e saída dos funcionários conforme a Lei Complementar nº 126/2006 que regulamente a jornada de trabalho. Eete sistema vai emitir um comprovante da entrada e saída que fico com o empregado.
O Registrador Eletrônico de Ponto – REP foi regulamentado pela Portaria nr. 1.510 de 2009 e determina que:
A partir do início da validade da obrigatoriedade do registro eletrônico, nos primeiros 90 dias as empresas visitadas pela fiscalização do Ministério do Trabalho, serão só alertadas para a obrigatoriedade de ter este tipo de controle de presênça dos funcionários na empresa, sendo determinado um prazo que vai de 30 até 90 dias para a devida aquisição do equipamento, sem nenhuma multa.
Após este prazo dado, caso a empresa continue sem o equipamento, a empresa será autuada de acordo com a Lei.
As empresas que ainda mantém o registro manual de registro de entrada e saída dos empregados, não serão obrigadas a implantar no novo sistema, e poderão continuar com o mesmo procedimento. Já, as empresas que tem qualquer sistema de registro eletrônico, serão obrigadas a adotar o uso do novo equipamento de controle.
Qualquer sistema de controle de ponto que utilize meios eletrônicos para identificar o empregado, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informação de marcação de ponto deverá atender aos requisitos da Portaria nº 1.510/2009 (Perguntas e Respostas nº 58).
Portaria que regulamenta o uso do novo cartão ponto eletrônico: Ministério do Trabalho e Emprego.
Para não acabar levando uma multa, procure o Ministério do Trabalho de sua cidade para ter a orientação necessária da obrigatopriedade ou não ou qual a forma correta de continaur mantendo um registro manual.
Portanto, o pequeno empresário terá que arcar com mais uma despesa para manrter sua empresa funcionando, além do custo da compra da máquina, já que, este tipo de equipamento eletrônico terá que ter manutenção preventiva e assistência 24 horas de técnicos especializados.

Nenhum comentário: