Ferramenta dá mais transparência ao eSocial.
Usuário pode verificar se os Web Services do Ambiente Nacional estão operando
normalmente. Serão monitorados os ambientes de produção (dados oficiais) e de
produção restrita (testes).
Uma nova ferramenta disponibilizada pelo eSocial
permite aos usuários verificarem se o sistema está operando normalmente ou se
há algum problema no tráfego de informações. Com ela, é possível checar se há
acúmulo de eventos processados pelo eSocial, o que provocaria demora no envio
das respostas aos usuários ou mesmo se o sistema está fora do ar.
Além de ser mais uma medida de transparência para
os empregadores, a consulta permite que os desenvolvedores e usuários saibam se
eventual atraso na resposta se deu por problemas no Ambiente Nacional do
eSocial ou no seu próprio sistema de gestão de folhas de pagamento. Tanto o
ambiente de produção (envio de dados oficiais) quanto o de produção restrita
(ambiente de testes) serão monitorados.
A verificação acontecerá a cada 15 minutos e vai
funcionar com um código de cores, como um semáforo:
Verde significa que o acesso aos Web Services está
operando normalmente.
Amarelo significa que o sistema está operando, mas
há um acúmulo de lotes a serem processados, o que pode acarretar maior tempo de
resposta aos usuários.
Vermelho significa que não foi possível a conexão
aos Web Services.
Fonte: eSocial (RFB)
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