Drop shipping ou estoque
na fonte é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual
o revendedor não
mantém os produtos em estoque,
ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Assim
que o cliente completa o pedido de compra, o
revendedor solicita e paga ao fornecedor que
fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente. Dessa forma, o
revendedor usa o estoque dos seus fornecedores como um Buffer Inventory (Pulmão
de Estoque).
Índice
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5Riscos
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6Negócio
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7Fonte
Como funciona o dropshipping
O revendedor vende
um produto para um dos clientes. Assim que o pedido é processado através de um
canal de venda (internet, catálogos, promotores ou até mesmo a loja física),
esse pedido é transferido diretamente ao fornecedor do produto que se
responsabilizará pela disponibilização do produto para a entrega, podendo
inclusive utilizar seu próprio parceiro de entrega ou outro designado pelo
responsável pela venda.
O revendedor é a
figura central desta técnica. Ele é responsável pelas ações de marketing e
vendas dos produtos, por atingir o consumidor final e também pelo controle dos
meios de pagamentos que disponibiliza aos consumidores. Quando utiliza o Drop
Shipping, ele está concentrando e desenvolvendo forças e capacidades para
captar o consumidor final e vender o produto. Ele pode e deve deter o controle
da informação, dos estoques antes da venda através da utilização de um VMI (Inventário gerido pelo fornecedor)
para controlar os níveis de estoques dos produtos que vende e que estão no
fornecedor; e também da entrega, para monitorar os níveis de serviço prestados
pelo parceiros e fornecedores, já que sua marca está envolvida diretamente com
o consumidor.
Seja um fabricante
direto ou um fornecedor de outro tipo (atacadista/distribuidor), este terá que
ter uma boa capacidade de resposta às demandas que o revendedor apresentar, por
isso, a escolha destes fornecedores é de extrema importância, caso ele não tenha
ou não desenvolva uma rápida resposta aos pedidos captados pelo revendedor,
problemas relacionados a stockout (ruptura de estoque), que
redundará no prazo ou não entrega da mercadoria no prazo acordado, que é
mandatório para o sucesso do negócio.
Boa parte dos
fornecedores são principalmente dos EUA, porém desde 2006 muitos drop
ship estão surgindo na China, muitos dos quais
oferecem por atacado para empresas e pessoas físicas. Isto é devido ao fato da Internet desempenhar
um papel cada vez maior no mercado mundial.
Hoje em dia, o
serviço de drop shipping já está sendo disponibilizado no Brasil por
algumas empresas que mantém os produtos em estoque no país. O revendedor paga
uma mensalidade e tem acesso a milhares de produtos sem mínimo de compra, e
prazo de entrega ao cliente final reduzido.
A principal
vantagem dos varejistas que trabalham com esse método, além de se concentrarem
no seu core business de comercialização, é o de não ter os
custos relacionados ao estoque, dentre eles, capital de formação de estoques,
capital de manutenção de estoque, custos com armazéns, pessoal e movimentação e
embalagem de cargas.
O fluxo de caixa
melhora, já que há uma diferença entre o revendedor receber do consumidor e
pagar seu fornecedor, caso mantivesse os estoques esse ganho financeiro não
seria dele. Também os esforços de compras e capital envolvido não estão no seu
horizonte de preocupações, com isso os custos são muito baixos, com menor
intensidade de capital, o início de um negócio é muito facilitado.
Outro ponto é que,
como os estoques estão nos fornecedores, e estes podem ser num número sem
limitações, o seu portfólio de produtos pode ser muito maior, abrangendo uma
gama superior de consumidores. Além de poder estar localizado em qualquer site
que permita menores custos, quando seu canal de vendas for eletrônico (e-commerce)
ou com promotores e /ou catálogos.
O drop
shipping também elimina a duplicação de esforços, pois somente
um armazém vai
manusear, embalar e enviar o produto. Este ato pode reduzir a administração de
estoques e custos totais de logística. Estas reduções de custos podem,
posteriormente, reduzir o preço ao consumidor ou
aumentar as margens de lucro de toda cadeia.
Um produto pode não
estar no estoque do fornecedor no momento do pedido (stockout). O
produto pode ter sido vendido a outros revendedores, pode não ter sido
fabricado na quantidade correta e por isso, gerar um desconforto ao consumidor,
que não receberá ou terá que aguardar mais pelo seu produto. Isso pode levá-lo
ao cancelamento do pedido com perdas financeiras e prejuízos para marca do
revendedor.
Outro ponto é que a
concorrência é intensa em vários setores. O preço é um fator sensível ao
consumidor, por isso, promoções e descontos são mais frequentes e a margem vem
maior ou menor através do controle de custos.
Problemas de
entrega, atrasos gerados por falta de capacidade do fornecedor ou do parceiro
de entrega (transportador), avarias, extravios, neste ponto da cadeia podem
ocorrer e o revendedor receberá a reclamação do consumidor, devendo trata-la de
forma rápida, satisfazendo as necessidades do comprador atingido.
Riscos tributários
e legais também devem ser geridos pelos envolvidos, diferenças de impostos
estre os pontos de saídas dos produtos, legislações sobe importação de produto
(caso o fornecedor seja de outro país). É de grande importância atender às
expectativas dos consumidores afim de evitar-se problemas com processos e reclamações
a órgãos de defesa do consumidor por questões que podem ser resolvidas de forma
amigável e que até fidelize o cliente.
O Drop Shipping
pode ser usado por negócios de grande porte e também por microempresas, aqui o
mais importante será como as informações fluirão ao longo da cadeia e o quão
grande é sua influência sobre os fornecedores.
O grande varejista
tem muito mais capacidade de influenciar o fornecedor pela escala que ele pode
apresentar. Vale ao menos o desenvolvimento de fornecedores que, por alguma
questão, não estejam sob a mira dos grandes varejistas, além dos
relacionamentos com fornecedores em comum que tenha com esses concorrentes
maiores.
Por isso, escolher
qual produto ou mercado quer atingir pode fazer toda a diferença, assim como
seus canais de vendas e agilidade em atender seus clientes, que pode ser um
ponto fraco dos grandes players, então se favorecer da condição de
pequeno varejista, que apresenta maior flexibilidade.
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Texto inicialmente baseado na tradução do artigo «Drop shipping» na
Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).
·
Netesine, S., Nils R., Supply chain structures on the Internet:
marketing-operations coordination under drop-shipping, October 2000; revised
September 2001
·
Hayes M., Yoderian, A., The Ultimate Guide to Dropshipping, fonte:
www.shopify.com/guides/dropshipping.
·
Hoyt D., Zappos.com: Developing a Supply Chain to Deliver Wow! - Case
GS65, Stanford Graduate School of Business, 2011
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